sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução.
Leva em consideração as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada e também premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.


O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. Consiste em saber o que  e como deve ser executado deve ser executado, isto é crucial para o sucesso da organização, a responsabilidade deste planejamento se encontra sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar
Na generalidade o planejamento pode ser dividido em três níveis(seguindo o conceito da pirâmide):


Planejamento estratégico(Alta administração);
Planejamento táctico(Gerencia intermediária);
Planejamento operacional(1ª linha).


Na alta administração, a formulação da estratégia refere-se à definição, avaliação e seleção de áreas de negócio nas quais a organização irá concorrer e a ênfase que cada área deverá receber. Neste nível, a questão fundamental é a alocação de recursos entre as áreas de negócio da organização, segundo os critérios de atratividade e posição competitiva de cada uma dessas áreas, e as estratégias são predominantemente voltadas para o crescimento e a permanência (sobrevivência) da empresa.


A formulação estratégica no segundo nível está relacionada ao uso eficiente dos recursos e diz respeito ao dimensionamento que a organização irá dar ao portfólio dos negócios. Nesse nível, predominam as chamadas estratégias competitivas. Assim, a estratégia da unidade de negócio diz respeito à maneira como uma organização irá concorrer nos mercados escolhidos.


A formulação estratégica no nível funcional relaciona-se com o processo por intermédio do qual as várias áreas funcionais da empresa irão usar seus recursos para a implementação das estratégias empresariais, de modo a conquistar vantagem competitiva e contribuir para o crescimento da organização.

A análise SWOT é uma poderosa ferramenta de planejamento estratégico, e deve ser realizada ao menos uma vez por ano, durante o planejamento estratégico de marketing ou apenas planejamento estratégico. A sigla SWOT, vem das iniciais das palavras inglesas Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), pois estes são justamente os pontos a serem analisados. Notem que ao analisarmos Forças e Fraquezas estaremos analisando apenas variantes internas da empresa, enquanto que a análise das ameaças e oportunidades referem-se as variantes externas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento_estrat%C3%A9gico

Nenhum comentário:

Postar um comentário